A importância dos serviços da agricultura para a sociedade gaúcha
- ASSAGRA
- 11 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Há três semanas os servidores públicos estaduais do RS começaram uma das maiores greves já vistas nos últimos 20 anos. Mesmo conquistando cada vez mais apoio e demonstrações de solidariedade de entidades públicas, comerciais e até mesmo da base aliada, o Governo não deu sinais de uma possível retirada e mantém a intenção de levar a votação para a próxima terça-feira (17). Diante disso, essa será uma semana decisiva para a mobilização unificada de todas as categorias. A ASSAGRA durante essa semana veiculará em seu site e nas redes sociais os serviços prestados pelos seus associados e de que forma eles serão afetados caso seja aprovado o pacote de reestruturação do Estado.
Departamento de Infraestrutura Rural de Irrigação e uso Múltiplos da Agua do Estado (DINFRA): Analisa os processos, acompanha o financiamento até a conclusão, ou seja, execução do financiamento e prestação de contas.
Atividades que ficarão comprometidas caso passe o pacote de reestruturação do Estado:
Análise de documentos de termos de cooperação técnica com Municípios, cessão de máquinas e equipamentos de açudagem e terraplanagem, doação de máquinas para Municípios, projetos relacionados ao (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais) FEAPER e Consulta Popular, retiradas dos Municípios do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Assim como a fiscalização de construções de açudes por empresas terceirizadas contratadas pelo Estado através de licitação e a perfuração e limpeza de poços artesianos no interior, que suprem localidades com deficiência de água.
Durante a greve os serviços estão sendo prestados de forma parcial, com o funcionamento apenas da perfuração de poços.
Inspetorias de Defesa Agropecuária: Trabalha para controlar as doenças de impacto finaceiro (principal é a Febre Aftosa) e/ou zoonoses-doenças transmitidas do animal para o homem e vice-versa, como a brucelose, tuberculose, entre outras. Os analistas agropecuários auxiliam em toda a ação fiscalizatória (se estão cadastrados, vacinados, controle de saldo de animais) e de preenchimento de relatórios para o MAPA (Ministério da Agricultura) que repassa a informação para a OIE (Organização Internacional da Saude). Os analistas também fazem a Educação Sanitária (divulgando como proceder para não adquirir as doenças em seus rebanhos).

De acordo com Fernanda Fernandes Lourenço, analista agropecuario florestal, formada em zootecnia, todo esse trabalho estará comprometido uma vez que não se está controlando, com eficácia, o trânsito, transferências e movimentações de animais. “Dessa forma, deixa o Estado vulnerável ao aparecimento de doenças, até mesmo exóticas, que demoram a ser identificadas e sanadas. A dificuldade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) - ferramenta usada para saber a origem animal, procedência, se há uma possível doença, e também evitar roubo, também causa desabastecimento nos frigoríficos e assim todo mercado da carne, pois sem esse documento os frigoríficos não aceitam os animais”, aponta.
Outro serviço comprometido diz respeito a liberação de feiras onde há aglomeração de animais.
Greve Unificada:
Desde terça-feira(26/11) os servidores públicos da secretaria de agricultura estão em greve, assim como de outras áreas, como Saúde, Cultura e Planejamento, entre outras categorias ligadas ao Sintergs, Sindsepe e Sindicaixa. O atraso e o parcelamento dos salários há 48 meses e a falta de reposição salarial há 5 anos, a retirada de direitos e a redução indireta da motivam a greve, além do pacote do governo do Estado que retira direitos e reduz remuneração dos servidores públicos, motivaram a adesão a greve já deflagrada ao Cpers, e a formação da Frente dos Servidores Públicos (FSP).
Integram a Frente de Servidores Públicos (RS): ADUFRGS, AFAGRO, AFOCEFE-Sindicato, ANDES-SN, ANDES/UFRGS ASSAGRA, ASSUFRGS, ASSERLEGIS, CEAPE-Sindicato, CGTB, CPERS, CTB/RS, CUT/RS, FETRAFI, INTERSINDICAL, PÚBLICA, SEASOP, SEMAPI, SENERGISUL, SIMPA, SIMPE-RS, SINASEFE, SINDIÁGUA, SINDICAIXA, SINDISPGE/RS, SINDJUS/RS, SINDPERS, SINDSEPE/RS, SINDISERF/RS SINPRO/RS, SINTERGS, SINTRAJUFE-RS e UGEIRM.
Comentários