top of page
Buscar

Diretoria da Assagra salienta produtividade de técnicos em ano de pandemia

  • Foto do escritor: ASSAGRA
    ASSAGRA
  • 21 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 5 de set. de 2021




ree

Em meio a Pandemia do Covid-19, no ano de 2020, os servidores continuaram a desempenhar suas funções na Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR junto aos produtores rurais do RS. Essas atividades ocorreram tanto de forma direta com atendimentos, como de forma indireta executando e acompanhando utilização de recursos do Estado e Federal para permanência e melhoria da vida no campo. Dentre vários departamentos que compõem a SEAPDR e os mais distintos projetos podemos citar algumas que não pararam:

1) Inspetoria de Defesa Animal ou também conhecido como Inspetoria Veterinária- Departamento vinculado ao DDA (Departamento de Defesa Agropecuária) da SEAPDR. A Inspetoria presta atendimento ao publico que possui animais de interesse do Estado, ou seja, animais que possam causar prejuízos econômicos ou de saúde pública. Seu principal objetivo é evitar a disseminação de doenças (principalmente as zoonoses - doenças transmissíveis entre humanos e animais), através de controle de rebanhos e notificações feitas pelos criadores/ produtores rurais.

A Inspetoria mesmo durante a pandemia não deixou de prestar seu atendimento, controlar rebanhos, trabalhar em forças tarefas para reduzir abigeatários, fornecer as Guias de Transito Animal (GTA), trabalhando em saneamentos de rebanhos, e até em feiras e eventos de que foram liberados pelas prefeituras, mesmo que em muitos casos sem publico e considerados virtuais, mas que exigem a presenças dos servidores.

Seus trabalhadores, se adaptaram a nova realidade, tentando por sua conta e troca de informações entre colegas, fornecer um acesso por WhatsApp para os produtores, para evitar que tivesse prejuízos econômicos no setor.

2) O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) não parou e continua a executar vários projetos, onde podemos citar:

- Execução de 131 projetos de pesquisa em 12 áreas com inserção nas principais cadeias agropecuárias do Estado, com captação de aporte externo financeiro de aproximadamente R$ 3,6 milhões, além da arrecadação própria de serviços e resíduos de pesquisa, gerando conhecimento e soluções para o setor agropecuário gaúcho.

- O departamento realizou mais de 30 (trinta) atividades técnicas e de difusão tecnológica por distintos meios, com grande ênfase para as videoconferências, alcançando público de mais de 8 mil pessoas. Além da realização de eventos como webinários, SICIT – Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, o Programa “Café com Inovação”, entre outros.

-Realizou mais de 50 mil análises e ensaios na área animal e vegetal. A certificação da sanidade do rebanho gaúcho passa pela SEAPDR.

- Os pesquisadores do DDPA continuaram atuando como Orientadores de 83 alunos; participaram de 37 Bancas Examinadoras de mestrado e doutorado; compuseram a Organização de 17 eventos de diversos tipos; atuaram como revisores de 67 Periódicos Científicos nacionais e internacionais, além de: Membro de Corpo Editorial (08), Membro de Comitê de assessoramento (03) e Revisor de Projeto.


3) Departamento de Infraestrutura Rural Irrigação e Usos Múltiplos da Água – DINFRA. Além da crise sanitária que atingiu o Estado também ocorreu a forte estiagem em muitos municipios entrando em estado de emergência. O que o tornou ainda mais importante a execução dos seus 2 programas, que são:

1. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura Rural:

-Execução de Poços Tubulares Profundos através do Termo de Cooperação Técnicas: mesmo com os dois geólogos do quadro do Estado estando com seus pedidos de aposentadorias em tramitação e com o quadro de operadores defasados e até um pouco sobrecarregados, até o mês 11/2020, foram perfurados 81 poços e realizadas 7 limpezas, atendendo a aproximadamente 6.160 famílias, distribuídas em diversas regiões do território gaúcho, projetando chegar a perfurar 93 poços tubulares profundos.

-Cedência de Máquinas Próprias: programa cujo a prioridade é dar apoio as comunidades rurais, apoiando a incrementação da infraestrutura. Através do uso de Termos de Cooperação Técnica entre Estado e Municípios atingiu 3202 famílias com cedência de máquinas e equipamentos.

2. Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural: através de contratações de hora/maquina, teve seu inicio em 2017 e esta em conclusão da segunda fase no ano corrente, neste ano foram construídos 333 micro-açudes, atendendo suas famílias em 41 municípios. O total do programa atingiu a meta de 1400 açudes concluídos e pagos com recursos do FRH (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). E tem mais 999 projetos aprovados, com 236 açudes executados com Recurso da Assembléia Legislativa do Estado no ano de 2020. Este ultimo com prazos muito justos, contou com um força tarefa de colegas de vários Departamentos da SEAPDR para análise dos projetos em tempo recorde.

,

4) Departamento de Desenvolvimento Agrário, pesqueiro, aquícola, indígenas e quilombolas – DDAPA: seguindo o mesmo objetivo de levar água até as comunidades mais distantes do Estado Gaúcho o departamento fez uso de:

Programa Água para Todos, que em 2020 atendeu 260 famílias com redes de abastecimento de água, principalmente em municípios onde os moradores dependiam de caminhões pipa das prefeituras para terem acesso a água potável. Os recursos utilizados foram acima de R$ 1.700.000,00 provenientes do governo federal.

Convênio Redes de Água: com repasses através do INCRA vem sendo ampliado as redes de abastecimentos qualificando a água para consumo e produção de alimentos, beneficiando os assentamentos da Reforma Agrária onde residem um grande número de famílias nos municípios como Joia, Santana do Livramento, Tupancireta e Candiota.


Um feliz Natal a todos e que 2021 venha como o ano da cura.


Diretoria Assagra

GESTÃO 2018/2020

 
 
 

Comments


bottom of page