top of page
Buscar

Assagra saúda equipe do DDA pelo status livre de aftosa sem vacinação

  • Foto do escritor: ASSAGRA
    ASSAGRA
  • 14 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

A Assagra vem a público saudar todos os colegas do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural pela conquista, para o Rio Grande do Sul, do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A instrução normativa que reconhece o novo patamar foi assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça-feira (11).

A classificação passa a vigorar em 1º de setembro. A partir do reconhecimento pelo Ministério, a Secretaria comunica a mudança para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário.

“O reconhecimento do status livre de febre aftosa no Rio Grande do Sul é uma conquista dos servidores públicos. Fiscais agropecuários, técnicos agrícolas, pesquisadores e analistas contribuem diariamente com ações que permitiram o resultado que estamos comemorando”, disse a diretora da Assagra Carla Lehugeur, veterinária da Secretaria.

“É função dos pesquisadores e analistas agropecuários e florestais gerar conhecimento e levar informações técnicas que permitirão o beneficiamento da sociedade gaúcha diante do novo cenário”, acrescentou Lehugeur.

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a expectativa é de que haja um incremento nas exportações na ordem de R$ 600 milhões anuais.

 
 
 

Comentários


bottom of page