ASSAGRA se reúne com representante da FETAG
- ASSAGRA
- 29 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Dirigentes da Associação dos Servidores de Ciências Agrárias do RS (ASSAGRA) se reuniram essa manhã (29) com Pedrinho Signori representante da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul ((FETAG) para solicitar um posicionamento formal da entidade favorável à greve dos servidores públicos do Estado. Na ocasião os servidores expuseram um panorama geral de como estão os setores e os serviços da Secretaria de Agricultura durante a greve, e as consequências para os trabalhadores caso o pacote de reestruturação do governador Eduardo Leite seja aprovado.
Entre os principais prejuízos momentâneos está a interrupção temporária da execução de políticas públicas voltadas a pequenos agricultores, comunidades tradicionais e agroindústrias familiares. O departamento de pesquisa e diagnóstico, o andamento de projetos e a execução orçamentária de convênios com municípios também estão tendo diminuição no ritmo de trabalho com a paralisação dos servidores. Os representantes da ASSAGRA buscaram elencar as atividades executadas pelos seus associados que têm como público-alvo os trabalhadores vinculados à FETAG e o impacto das propostas do governo na continuidade da prestação desses serviços.
Os servidores também relataram a forma autoritária com que o governo apresentou o conjunto de projetos de lei e propostas de emenda à constituição conhecido como "Pacote da Morte". Contrariando as afirmações feitas em campanha, o governador não dialogou abertamente com associações e sindicatos de servidores. Caso o projeto do executivo seja aprovado, não apenas os direitos dos servidores serão retirados, mas a qualidade dos serviços prestados à sociedade estará comprometida. Diante disso, os diretores da ASSAGRA solicitaram uma moção de apoio da FETAG à greve dos servidores.
O representante da diretoria da FETAG se mostrou solidário ao cenário e se comprometeu a levar a pauta para ser discutida e deliberada em reunião com os demais dirigentes da entidade na próxima segunda-feira.
Comments