Circular técnica sobre cultura do shimeji já está disponível para download
- ASSAGRA
- 29 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Já está disponível para download a terceira edição da Circular de Divulgação Técnica do Departamento de Diagnósticos e Pesquisa Agropecuária (DPPA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. Com o tema Produção de cogumelos comestíveis em substratos orgânicos, a publicação se concentra na espécie shimeji.
O artigo é assinado pelxs pesquisadorxs Gerusa Pauli Kist Steffen, Ricardo Bemfica Steffen, Vicente Guilherme Handte, Artur Fernando Poffo Costa, Angelo Piaia e Rosana Matos de Morais. Em formato acessível, faz um apanhado geral sobre a cultura comercial do fungo e traz informações sobre características biológicas, valor nutricional, cultivo, consumo e equação econômica.

O diretor do DPPA, Caio Fábio Stoffel Efrom, lembra na apresentação da Circular que os cogumelos estão em plena expansão no país e que, devido ao alto valor agregado da cultura em substratos, podem representar uma atraente possibilidade de renda extra aos produtores.
A publicação técnica é resultado de estudos desenvolvidos no Centro de Pesquisa em Florestas de Santa Maria desde 2018. A partir da realização de um curso técnico sobre o cultivo de cogumelos Shimeji em substratos, ministrado pelo engenheiro agrônomo Angelo Piaia, formou-se um grupo de pessoas interessadas em desenvolver a técnica de forma eficiente através da colaboração mútua.
Este grupo existe até os dias de hoje e possibilita a troca constante de informações, experiências e insumos, servindo de incentivo para todos os membros que buscam desenvolver este tipo especial de cultivo.
“A escolha pelo shimeji levou em consideração a facilidade e a rapidez da técnica de produção e a menor necessidade de investimentos quando comparado ao cultivo de outros tipos de cogumelos comestíveis, como o Shiitake e o Champignon de Paris”, dizem xs autorxs na introdução.
Uma das principais contribuições do estudo é a pesquisa por tipos de substratos eficientes tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. A eficiência biológica é uma variável importante para definição do substrato a ser utilizado nos cultivos pois estima a produtividade média de cogumelos frescos em relação à massa de substrato úmido.
O melhor substrato testado na pesquisa foi uma composição de serragem de eucalipto (50%) com grãos de arroz sem valor comercial (20%), casca de arroz (20%) e vermicomposto de esterco bovino (10%). O composto garantiu eficiência biológica de 27,8% (27,8 quilos de produto comercial para cada 100 quilos de substrato) contra um índice de 17,9% do substrato padrão, feito de serragem (80%) e farinha de milho (20%).
“Os resultados alcançados representam um avanço importante da pesquisa na busca por substratos alternativos e eficientes para a produção de cogumelos comestíveis. São importantes do ponto de vista econômico e sustentável da atividade de produção de cogumelos, por possibilitar significativa redução dos custos de produção e o melhor aproveitamento de resíduos orgânicos”, dizem xs pesquisadorxs.
O estudo completo pode se acessado aqui.
Comments